Tulum é totalmente terrível.

Publicado: 14/12/20 | 14 de dezembro de 2020

O inferno é uma cidade chamada Tulum. Apreciado por ruínas maias e sustentado pelo oceano, este é um local de ruas cheias de buracos, táxis muito caros, engarrafamentos horríveis e yuppies fora de toque, celebridades, influenciadores, gurus aspirantes, negadores covides e bem para -vo pessoas que buscam se encontrar em retiros, hotéis e bares muito caros.

É uma cidade onde se pode ouvir acordos tecnológicos, falar sobre os algoritmos da “gripe da China”, e um próximo círculo de bateria no período de alguns minutos.

Eu vim aqui com expectativas muito baixas. Ouvi as histórias de meus amigos, vi todos esses “influenciadores” no Instagram jorrando profusamente, lendo os artigos e conversei com outros viajantes.

Tulum era um paraíso dos influenciadores, que provavelmente indicava que não era meu.

Mas eu queria ver o que era realmente todo o hype. Talvez não fosse tão ruim. Talvez eu estivesse apenas sendo uma cabra velha e teimosa.

Não. Tulum era ainda pior do que eu imaginara.

Uma pequena cidade sonolenta durante o meu último check-out em 2011, Tulum agora é uma meca para millennials, celebridades, hippies e tipos espirituais. É um lugar onde eles fazem todas as coisas que podem fazer em casa – mas sem o custo, com melhor clima e com muito mais pessoas internacionais por perto.

Tornou -se outro Bali ou Goa: um retiro relativamente barato, onde muitas pessoas aparecem, abandonam, ficam em sua bolha, comem tigelas de Açaí durante o dia e festejam a noite toda. Aqui, em hotéis boutiques à beira-mar, eles comem em restaurantes no estilo Miami enquanto ouvem a música EDM atual.

Eles não estão em Tulum para experimentar o México. Eles vêm aqui para sua pequena bolha.

Eu queria amar Tulum. Fiquei pensando comigo mesmo: “O que estou perdendo? O que eles vêem que não? ”

Tulum não é ruim: as ruínas, ambientadas acima da praia, são imaculadamente preservadas, há muitos cenotes (buracos) para nadar nas proximidades, a praia é genuinamente de classe mundial, e o centro da cidade-especialmente as barracas de taco e Restaurantes de frutos do mar – são excelentes.

E o design desses hotéis e restaurantes boutique, com sua estética minimalista e uso de madeira, plantas e luzes, é bastante impressionante. A “estética de tulum”, como é chamada, é realmente linda.

Mas a razão pela qual Tulum é o inferno não é por causa disso, mas por causa do povo.

Há numerosos turistas demais se comportando mal aqui, funcionando como se eles não fossem convidados no país de outra pessoa. E continuou me esfregando da maneira errada.

Viajar é um privilégio – e as pessoas que vêm aqui não parecem apreciar isso. Muitos estão simplesmente recriando suas próprias culturas, em vez de tentar se deliciar com a cultura mexicana.

E, enquanto eu me deliciava com alguns desses restaurantes e bares de praia, não viajo para comprar para recriar minha vida em casa. Eu viajo para experimentar um destino. Quero falar com moradores que não estão me servindo comida, comendo um taco na estrada e restaurantes de buraco na parede e apenas tentando ter um senso de vida aqui.

Claro, nem todas as viagens devem ser profundas. Muitas vezes, você só quer férias. Muitas vezes, você só quer sair para um destino de praia e beber de cocos antes de voltar ao “mundo real”.

Não estou irritado com os que vêm a Tulum por isso.

São as pessoas que estão aqui a longo prazo, fingindo uma iluminação espiritual mais profunda e exaltando a “mágica” deste lugar, que me parecem hipócritas. Eles vêm para Tulum e fingem que estão em alguma busca espiritual mágica ou aqui para trabalhar remoto para se deliciar no México. Mas tudo o que eles fazem é manter sua própria bolha ocidentalizada.

Eles então reclamam dos habitantes locais, do crime (alimentados por seu próprio desejo de drogas) e, ao mesmo tempo, as coisas lamentam que estão mudando – mesmo quando ficam em êxtase com um novo aeroporto e se perguntam onde podem encontrar um Whole Foods – Mercearia de estilo. (Sim, no grupo de expat que eu entrei, alguém realmente fez essa pergunta.)

São essas pessoas, quem compõe a maioria dos visitantes de Tulum, que me fez odiar Tulum. Especialmente, agora, durante a Covid.

Muitas pessoas vêm aqui porque sabem que podem escapar das restrições de saúde pública em seu próprio país. De fato, muitos dos “covid são uma mudança de farsa” aqui, os bares estão lotados e os eventos de grupo acontecem o tempo todo. De fato, na semana em que cheguei, Tulum teve um festival chamado Art With Me, que se tornou um evento superestérico.

Embora eu ache que exista uma maneira segura de viajar e não estou no acampamento “nenhum movimento”, acho incrivelmente imprudente fingir que Covid não existe e seguir seu negócio. Muito do meu tempo estava no meu Airbnb, no centro da cidade, comendo em restaurantes ou barracas ao ar livre e sozinha na praia (a praia pública é incrível). Eu tenho que me deliciar com o melhor de Tulum longe do pior.

Afinal, o viajante é convidado na casa de alguém e deve tratar isso com respeito. Para voar para um lugar, participe de eventos que aumentam o riscoDe Covid, age como se não existe, se recusar a usar uma máscara e deixar os habitantes locais para lidar com as consequências (ou pegá -la e levá -la de volta para casa) é apenas uma coisa repreensível a se fazer.

***
Claramente, eu não sou o ioga/queimador/vamos falar sobre o tipo de cara de chakras. E eu tenho numerosos amigos que amam Tulum e voltarão uma e outra vez. A “cena” em Tulum simplesmente não é para mim. Há muito desenvolvimento insustentável por pessoas que “se preocupam com o meio ambiente”, mas estão muito satisfeitas em permanecer em hotéis muito caros que precisam executar continuamente geradores, considerando que a zona hoteleira não possui infraestrutura.

Anos atrás, eu disse que nunca voltaria ao Vietnã. Idade e experiência me mostraram que eu estava errado em julgar o Vietnã tão severamente em uma primeira visita. Todo lugar deve ter uma segunda chance.

Mas, depois de ver o que Tulum se tornou, duvido que confira Tulum pela terceira vez. Talvez se eu me tornar super-rico e puder comprar aqueles hotéis de US $ 800 por noite ou decidir que, na verdade, os círculos de bateria são realmente para mim.

Então, querido viajante, se você é como eu e viaja para aprender sobre o país que está visitando, um check -out estendido para Tulum provavelmente não é para você. Não há muito do México nos hotéis boutique muito caros, lojas caras, centros de retiro ou restaurantes que vendem pizza, pad thai, tigelas açaí e limpeza de sucos.

Venha para uma rápida viagem às ruínas sensacionais, nade em alguns cenotes, coma a ótima comida de rua, jante no buraco na parede restaurantes locais, delicie -se na incrível praia e passeie pelo centro da cidade.

Em seguida, saia e pule o resto sem arrependimentos.

Porque o resto é um buraco infernal insustentável e superdesenvolvido de influenciadores falsos, celebridades aspirantes e pessoas que derrubam o paraíso.

E não vale a pena o seu tempo.

Reserve sua viagem ao México: idéias e truques logísticos
Reserve seu voo
Use Skyscanner ou Momondo para encontrar um voo barato. Eles são os meus dois mecanismos de pesquisa favoritos porque pesquisam sites e companhias aéreas em todo o mundo, para que você sempre saiba que nenhuma pedra é deixada sobre o uso. Comece com o Skyscanner primeiro, porque eles têm o maior alcance!

Reserve sua acomodação
Você pode reservar seu albergue com o Hostelworld, pois eles têm o melhor inventário e as melhores ofertas. Se você quiser ficar em algum lugar que não seja um albergue, use o Booking.com, pois eles consistentemente retornam as taxas mais baratas para casas de hóspedes e hotéis baratos.

Se você for a Tulum, fique no Ginger Hotel. É um pequeno hotel administrado pela família mais doce. Eu amei minha estadia lá.

Não se esqueça do seguro de viagem
O seguro de viagem o protegerá contra doenças, lesões, roubo e cancelamentos. É uma extensa proteção, caso tudo dê errado. Eu nunca viajo sem ele, pois tive que usá -lo várias vezes no passado. Minhas empresas favoritas que oferecem o melhor serviço e valor são:

Asa de segurança (para todos abaixo de 70)

Assegure minha viagem (para aqueles com mais de 70 anos)

MedJet (para cobertura adicional de repatriação)

Procurando as melhores empresas para economizar dinheiro?
Confira minha página de recursos para as melhores empresas usarem quando você viajar. Eu listo todos os que uso para economizar dinheiro quando estou na estrada. Eles vão economizar dinheiro quando você viajar também.

Quer muito mais informações sobre o México?
Não deixe de conferir nosso guia de destino robusto no México para obter muito mais dicas de planejamento!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Previous post A Igreja de Cristo Melaka, na Malásia
Next post Hogmanay: o notável evento de Ano Novo de Edimburgo