Nepal, Circuito de Annapurna – Caminhando alto no Himalaia

Quando descemos o ônibus em Besi Sahar, o ponto de partida do circuito de Annapurna, não sabíamos completamente do que estava por vir. Claro, fizemos amplas pesquisas e planejamento, mas no final, você não pode estar preparado para uma jornada tão épica. Fizemos check -in em um ótimo pequeno hotel, planejamos nossa rota para o dia seguinte e fomos dormir.

Quando acordamos na manhã seguinte às 6h30 e começou oficialmente a caminhada, o céu estava nebuloso, o termômetro leu 15 graus Celsius, as borboletas dançaram em nosso periférico e o clima subtropical sustentou todo tipo de flora e fauna da selva ao nosso redor. Tudo isso mudou drasticamente à medida que ganhamos altitude ao longo dos 13 dias seguintes. Nós estragamos nossos postes de caminhada, amarrados em nossas pequenas mochilas, amarramos nossos sapatos e seguimos para o fantástico desconhecido.

Verificando o mapa para descobrir nossos planos de trekking. Besi Sahar, Circuito de Annapurna, Nepal
Começando a caminhada do circuito de Annapurna em Besi Sahar, Nepal

Embora tenhamos seguido principalmente uma “estrada” nos primeiros três dias, era muito mais como um caminho de terra com o jipe ​​estranho e, na verdade, exibia algumas vistas deslumbrantes. Muitas pessoas pulam os primeiros dois dias da caminhada e levam um jipe ​​ideal até a vila de Bhulbule, mas ficamos felizes por não termos. O caminho lento e sinuoso seguiu o rio no fundo do vale e prenunciava o apelo do que estava por vir.

De vez em quando, olhávamos dos enormes 8000 metros mais picos do Himalaia que se projetavam acima dos colinas vestidas da selva. Não demorou muito para percebermos que isso acabaria em nossa lista de todas as melhores experiências de viagem. Os vales baixos eram como um shangri-la de paisagens montanhosas. A névoa dificultou a ver o Himalaia distante, mas em qualquer lugar que olhamos lá, houvesse cachoeiras hipnotizantes em cascata de penhascos centenas de metros acima de nós. As pequenas aldeias das montanhas, cortadas do mundo exterior até a recente construção de estradas, se apegar às encostas como ninhos de vespas.

Transveitamos algumas pontes muito precárias que estendiam 50 metros de altura sobre o rio correndo abaixo; Um poderoso jorro que atravessou a paisagem que formava capilares aquosos através de uma fortaleza impenetrável de penhascos rochosos e crescimento denso da selva. A certa altura, chegamos a uma colina para ver um enorme balanço de bambu improvisado ao pé de uma enorme cachoeira. Paramos para um lanche e alguns balanços antes de continuarmos para a nossa primeira vila de Ngadi. Ngadi era um lugar sereno, verde e exuberante, com um ótimo clima quente durante todo o ano. Nosso primeiro quarto foi tão básico quanto eles vêm, mas depois de caminhar por 6 horas, ficamos encantados em relaxar e ter prazer em um Dal Bhat (típico prato de lentilha de nepalês).

Uma das muitas pontes precárias a caminho da vila de Bhulbule, Circuito de Annapurna, Nepal
Pessoas locais ao longo do circuito de Annapurna, Nepal
Fazendo uma pausa no trekking em um enorme balanço de bambu com cachoeira em cascata ao fundo. Circuito de Annapurna, Nepal
Nos primeiros dias, uma névoa grossa envolveu o vale, mas nenhuma quantidade de umidade no ar poderia tirar da paisagem espetacular. Nossos corpos mostraram alguns sinais de choque e fadiga, punindo -nos com pernas doloridas e pequenas bolhas em nossos pés. Mas nossos pés nos levaram para a frente. Andamos por tantos terrenos diferentes: caminhos de terra, selva, rios, pedras, pontes e estradas de terra. Eventualmente, entramos em algumas das aldeias mais pitorescas que já vimos, cada uma com uma garra por um anfiteatro que lançava mandatos de arroz que se estendia por quilômetros em todas as direções. Os agricultores colheram seus grãos, interrompendo o trabalho árduo apenas para nos oferecer um sorriso feliz e um “namaste” amigável enquanto passávamos (saudação pacífica nepalesa).

Homem local colhendo arroz. Circuito de Annapurna, Nepal
O terceiro dia foi meu aniversário e o ótimo deus Surya (deus do sol hindu) me desejava um céu azul claro e vistas dos picos distantes da neve. Também foi um dia muito difícil, nosso primeiro dia realmente difícil da caminhada. Subimos 600 metros para cima passando por algumas das cachoeiras mais excelentes que já vimos. Finalmente deixamos a estrada dirigível para trás e quaisquer jipes que possamos ter visto nos primeiros 2 dias foram substituídos por burros, que passeavam pelos caminhos que carregavam qualquer coisa, desde construir suprimentos a trekkers cansados ​​(e preguiçosos).

Estávamos bufando e inchando o trecho final de escadas de corte de rocha, realmente sentindo a queimadura em nossas pernas, quando 6 carreters nepaleses nos passaram carregando uma torre de telefone celular pesando quase 500 libras! Eles tinham o enorme fabricante amarrado ao bambu e amarrados sobre os ombros. Apenas 4 poderiam carregá -lo ao mesmo tempo, então os outros 2 estavam em um intervalo carregando os cabos.A maioria deles era sem sapatos, mas desceu o traiçoeiro de penhasco íngreme com a agilidade das cabras da montanha. Nossos suspiros e queixas se abandonaram quando o grupo de homens sorridentes de um metro e meio passou por nós. Devemos ver centenas desses carregadores na caminhada. Esses homens, com o trabalho mais difícil do mundo, muitas paisagens transversais do Nepal para entregar bens preciosos a um mundo de outra forma isolado do mundo exterior. Muitos carregadores que vimos estavam carregando um número surpreendente de mochilas ou caixas, mas nenhuma estava carregando uma carga tão pesada como esses 6 homens.

Lindas cachoeiras batendo na encosta da montanha. Circuito de Annapurna, Nepal

Donkeys vagando por uma ponte, Circuito de Annapurna, Nepal
Trekking the Annapurna Circuit, perto de Tal Village, Nepal

Quando finalmente chegamos ao topo da colina íngreme, a visão de Tal Village fez tudo valer a pena. A pequena coleção de casas e pousadas no estilo tibetano ocupa uma planície substancial ao pé de algumas das montanhas mais altas do mundo. Um espaço aberto tão vasto, plano e grande quase parecia fora de lugar entre os formidáveis ​​gigantes da linha de Annapurna que se elevavam acima de nós. As montanhas de Manaslu, Annapurna 2 e Lamjung Himal se impuseram agressivamente no pano de fundo de um céu impossivelmente azul. Nossa pousada aqui estava ao pé de uma das centenas de cachoeiras que vimos até agora e adormecemos ao som da água colidindo com as rochas ao pé de nossas camas.

Chegando a Tal Village, Circuito de Annapurna, Nepal

Cachoeiras atrás de nossa pousada, TAL Village, Circuito de Annapurna, Nepal
Nos dias seguintes, começamos a perceber uma mudança de temperatura e paisagens. As noites ficaram mais frias, a comida era menos saborosa, as vistas da montanha eram muito mais incríveis e a vegetação diminuiu lentamente. Passamos por muitas plantas de maconha selvagens, seus aromas sutis encheram o ar com o perfume das minhas memórias do ensino médio.

Nas aldeias, as plantas cresceram como … bem … ervas daninhas, saindo diretamente do caminho em alguns pontos. Não tivemos escolha a não ser entrar na planta encantada no Himalaia e, surpreendentemente, não foi ruim! Ou talvez pareça bom porque já demorou muito, considerando que eu tentei. De qualquer forma, quando subíamos mais alto, as vistas dos picos de neve se abriram lentamente e por volta do dia 5, eles dominaram completamente o céu.

Subimos os interruptores rochosos, passando por rebanhos de ovelhas, sobre nossa 7ª ponte de suspensão e na vila de Chame a 2710 metros acima do nível do mar. Nós nos encontramos com um casal muito mais canadenses, Jordan & Susie, e duas meninas inglesas, e todos fomos forçados a comprar roupas mais quentes, enquanto o Mercúrio caiu para 5 abaixo de zero antes que o sol se ajustasse. Nós estocamos algumas luvas de lã de iaques e novas fungos antes de partir novamente na manhã seguinte.

Maconha Crescendo em The Wild, Circuito de Annapurna, Nepal
Lindas flores na Trek de Annapurna, Nepal

Nosso primeiro olhar de montanhas cobertas de neve, Circuito de Annapurna, Nepal
Menino nepalês muito fofo, Circuito de Annapurna, Nepal

Cabras na estrada no circuito de Annapurna, Nepal
Foi o dia 6 que começamos a sentir os efeitos da altitude. O ar fino seco rachou minha garganta e me deu uma tosse menor, mas Dariece se viu ficando tonto e um pouco fora dela. Estávamos a cerca de 3000 metros, pouco antes de cruzar mais uma melhor ponte de suspensão quando Dariece precisava descansar. Ela estava agindo estranha e muito curta, então nós dois começamos nossas pílulas de diamox.

O diamox é um medicamento de altitude, na forma de pílula, que ajuda a livrar o corpo de carbono nocivo, ou base, que o corpo armazena no sangue à medida que você obtém altitude. Faz isso, fazendo com que você faça xixi nas toxinas. Portanto, embora nos sentimos muito melhor depois de iniciar nossa dose diária, também tivemos que parar muito de nos aliviar, o que não é tão ruim quando você tem vistas tão espetaculares.

Chegamos a uma colina e fomos recompensados ​​com uma das melhores vistas de toda a caminhada. Geralmente, era apenas uma face gigante de rocha lisa de 1500 metros de altura que se estendia por quilômetros. Os habitantes locais chamam de “rocha sagrada” e afirmam que os espíritos do falecido têm que subir sua ladeira escorregadia antes de entrar na vida após a morte. Não é de admirar que essa rocha fosse a base para tais mitos; É o tamanho e o apelo que pode inspirar a mente a evocar tudotipos de histórias. Enquanto caminhávamos pelo caminho, achamos difícil manter os olhos longe dele, até tropeçando em pedras e raízes de árvores em nossa distração.

Circuito de Annapurna, Nepal
Rock sagrado, Circuito de Annapurna, Nepal

Continuamos incansavelmente e com rocha sagrada atrás de nós, chegamos a um garfo na estrada. Sabíamos de nossos mapas que uma maneira era um caminho fácil para diminuir o Pisang, e um caminho muito mais desafiador e muito mais pitoresco para o Upper Pisang. Recarregamos, selecionamos o Upper Pisang e, quando nos aproximamos da pequena vila da montanha, sabíamos que fizemos a escolha ideal.

As pequenas casas de tijolos de lama se agarram ao lado do penhasco, orgulhosamente olhando para o vale abaixo. Cercas feitas de galhos de árvores mantinham os aldeões do gado perto de suas cativantes casas, cada uma com sua chaminé de madeira queimando uma pequena sopa de fumaça no céu. As crianças riram e brincavam, acenando enquanto passávamos no caminho para o topo da vila, onde as pousadas estavam. A sala era muito básica com um colchão tão fino quanto Chapatti, mas ostentava algumas vistas surpreendentes das montanhas.

Uma combinação de altitude e exaustão me deixou imóvel na cama por algumas horas. Darieces tomou a decisão de conferir um mosteiro no topo da colina e se viu em uma cerimônia noturna. Dezenas de monges cantaram orações enquanto circulavam o templo sensacional em montanhas, assim como eles fizeram por milhares ou anos. Dariece sentou -se com eles e bebia chá quente enquanto eu estava saindo da cama em nossa casa de hóspedes, sem saber das ótimas experiências que ela estava tendo acima de mim. Quando ela voltou, bebemos muito mais chá e aquecemos pelo fogo. Dariece me contou e alguns outros trekkers sobre suas experiências no mosteiro, enquanto desfrutamos do sol sobre o Annapurna 2, coberto de neve, girando os picos em pó de branco a amarelo a laranja e azul.

A vila em Upper Pisang, Circuito de Annapurna, Nepal
No dia seguinte, acordamos às 6:30 da manhã e tivemos dificuldade em deixar o calor relativo de nossos sacos de dormir, para entrar no clima de -5 graus na trilha. Passamos por um lago de geleira turquesa tranquila, que parecia aninhado no fundo do vale, cerca de 200 metros abaixo de nós. O vale em si teve uma sensação de Mariolândia remanescente dos Cappadoccia da Turquia.

Mal tivemos tempo de nos aquecer quando um conjunto de rodas de oração tibetanas nos acolheram no pé de uma enorme colina. Os switchbacks rochosos escaparam o penhasco puro, para mais de 300 metros acima de nós. Nós giramos as rodas, dissemos nossas orações e começamos a exaustiva caminhada para cima. Surpreendentemente, nossas pernas aguentaram bem, aparentemente condicionadas a partir de uma semana de trekking direto. Chegamos ao topo onde fomos recebidos por um enorme gompa (templo tibetano), que orgulhosamente olhou para o caminho que acabamos de conquistar.

As vistas aqui foram as melhores ainda, o Himalaia parecia preso nos céus em cada direção, tão alto que parecia ser sobrenatural. Para colocar em perspectiva para os norte -americanos, a mais alta das Montanhas Rochosas, a 4300 metros, seria absolutamente diminuída pelos Golias de 8400 metros de altura do Nepal. A presença deles comanda o céu com tanto poder que até o sol se esconde atrás de seus picos irregulares às 4:00 da tarde.

Às vezes, você pode ver enormes tempestades de neve aparecendo perto de seus cumes, enviando faixas de gelo frio e neve no alto da atmosfera. Nesse ponto da caminhada, alcançamos 3500 metros, o ar ficou cada vez mais seco e mais fino, com cada metro adquirido em elevação. Na sombra, parecia os mortos do inverno, mas, sendo tão perto do sol, sua intensidade queimou a pele enquanto subíamos mais alto.