Hsipaw, Mianmar: A Vila de Adeus Parte 1
deixamos os templos, Payas e Pagoda de Bagan para ir para as colinas, tribos e caminhadas na vila do norte de Hsipaw. Mas primeiro tivemos que ir para outro das principais cidades de Mianmar, Mandalay. Não apenas uma mistura congestionada de edifícios e tráfego, Mandalay realmente tem algum charme e há muito o que ver nas aldeias vizinhas. Lamentavelmente, estávamos em uma missão para nos afastarmos da trilha de turistas regulares, por isso passamos apenas uma noite na cidade grande.
Chegamos a Mandalay no final da tarde, jantamos e fomos para a cama bem cedo. Antes de pegar o ônibus na manhã seguinte, decidimos dar um passeio pelas pistas que cercavam nossa casa de hóspedes do AD-1. Apesar da modernidade da cidade grande, a vida asiática típica e antiga ainda ocorreu em suas ruas. Os mercados estavam abertos em quase todas as estradas e seus produtos derramavam nas ruas. Pessoas pedaladas em velhas bicicletas e tri-shaws. Apreciar o Mandalay nos fez querer ficar por mais tempo e ver o que tinha a oferecer, mas lamentavelmente não tivemos muito tempo. Precisávamos fugir dos outros viajantes e, para isso, estávamos planejando caminhar pelas colinas ao redor de Hsipaw.
Um vendedor de frutas local perto do AD-1 Hotel, Mandalay, Mianmar
Fizemos a viagem de ônibus de sete horas e chegamos a Hsipaw por volta das 21:00. Encontramos nosso hotel e inspecionamos em uma sala muito básica na Charles Guest House. Fomos informados de que haveria guias no restaurante de manhã e poderíamos marcar uma viagem na época. Na manhã seguinte, acordamos cedo e descemos para o restaurante. Eu estava em êxtase ao planejar uma caminhada nas colinas com apenas Dariece, um guia e eu. Quando entramos no restaurante, ficou claro que isso pode não ser possível. Havia cerca de 4 guias disponíveis para cerca de 30 turistas, indicando que teria que haver grupos de pelo menos 6 pessoas que pareciam o que parecia ser uma “visita guiada” em vez de uma viagem com um guia de excursão. Não é o nosso estilo!
Então, um pouco decepcionado, Dariece e eu saímos pela cidade para tentar encontrar nosso próprio guia. Fomos às outras duas casas de hóspedes para tentar ver se poderíamos conseguir uma por nós mesmos, mas todos os guias da cidade foram reservados em grupos de 6 ou 8 pessoas. Fizemos muitas viagens guiadas e, ao longo dos anos, acabamos de tomar uma decisão de que não é para nós. Quando ingressamos em um grupo, nunca acabamos conversando com o guia e aprendendo sobre a área ou cultura, sempre acabamos conversando com os outros estrangeiros. Além disso, entrar em uma vila em um grupo de 8 pessoas é intimidador para a população local e imediatamente arruina qualquer chance de uma conversa íntima dentro de suas casas. Ninguém quer convidar 8 estranhos para jantar ou chá, mas dois ou três são quase garantidos.
Então, completamente esvaziado, tomamos a decisão de andar por volta de Hsipaw e verificar algumas das aldeias próximas. Caminhamos para o norte, até um lugar chamado Little Bagan, que era um respingo de uma dúzia de templos antigos que eram interessantes, mas seria muito mais apropriadamente chamado de “minúsculo Bagan” em comparação com sua enorme contraparte. Também tropeçamos em uma escola onde todas as crianças se despediram quando entramos no playground. A princípio, pensamos que eles desejavam sair, mas percebemos rapidamente que eles não conheciam nenhum inglês e seus adeus eram tentativas de cumprimentos.
Depois de alguns minutos, saímos da escola e seguimos para o oeste. Estávamos passando pelo café da Srta. Popcorn quando alguns viajantes de Taiwan nos convidaram para sentar com eles. Comecemos a conversar e eles explicaram que haviam iniciado uma escola há alguns anos em uma pequena vila de Shan a cerca de uma hora de Hsipaw. No final da conversa, eles nos convidaram a vir e mostrar com eles naquela noite. Estávamos felizes, essa foi a melhor oportunidade de finalmente deixar a trilha dos turistas para trás e encontrar algo real e intocado. Aceitamos e planejamos felizmente encontrá -los às 3:00 naquela tarde.
…continua
A vila de Adeus, Parte 2
Guia de mochila orçamentária para Mianmar
Informações sobre as cidades de Mianmar: dormir, comer e se locomover
Como conseguir um visto de Mianmar em Bangkok
Onde obter USD para Mianmar, em Bangkok
Blogs de viagens de Mianmar
Gosto disso? Fixá-lo! ?
Isenção de responsabilidade: as cabras na estrada são um parceiro da Amazon e também afiliado de outros varejistas. Isso indica que ganhamos comissões se você clicar em links em nosso blog e comprar desses varejistas.