Vinho do mês: Grenache – A arma secreta do conhecedor de vinho tinto
espiando por trás de seus irmãos maiores e mais robustos, Grenache é o wallflower de variedades de vinho tinto na Austrália que não recebe metade da atenção que merece. Aqui estão cinco exemplos de Grenache que você precisa tentar.
Os especialistas em vinhos sabem (é claro) sobre as virtudes de Grenache há muito tempo, mas parecem ter mantido esse cartão no bolso superior.
Mas, à medida que o paladar de vinho tinto da Austrália se move de grandes vermelhos hiperbólicos grunhidos a vinhos mais leves, muito mais estruturados e sutis, possivelmente veremos Grenache no centro das atenções muito mais.
É uma das uvas mais adultas da Europa e você o achará crescer em qualquer lugar do mundo que faça o vinho tinto – inclusive a Austrália, mas sempre me surpreendeu que Grenache não seja muito mais popular como uma única variedade aqui.
Até recentemente, o máximo que você já viu Grenache é como o ‘G’ na sempre popular mistura GSM (os outros dois são Shiraz e Mourvèdre).
Em misturas como um GSM, o Grenache fornece sua rica suavidade e serviços de frutas que não têm várias outras uvas.
Mas Grenache como artista solo está mostrando que tem muito mais a oferecer do que apenas um pouco de um trio empoeirado – embora testado, avaliado e muito ente querido.
De onde vem o Grenache? E como é o gosto?
Grenache já foi chamado de vermelho de Aragão por causa de suas origens naquela região nordeste da Espanha. Eles chamam de garnacha lá agora.
Mas Grenache – a ortografia francesa – parece ter se tornado seu apelido preferido, e as encostas dos cotes de Rhone são cobertas nesta uva um pouco esquecida.
Na Austrália, muitos Grenache são do sul da Austrália, e é provavelmente por isso que quatro desses cinco exemplos são de Barossa e McLaren Vale.
Como tem o gosto do Grenache?
Grenache é um vermelho de corpo médio, tão mais leve que muitos Shiraz e Cabernet da Austrália do Sul. Ele ainda tem uma bela textura rica, mas em vez dos taninos secos e mastigáveis que você costuma ter com vermelhos encorpados, Grenache tem uma bela suavidade sedosa.
Muitos provavelmente terão muitas frutas vermelhas – cerejas, ameixas, morangos, framboesas. Mas com essa rica doçura, muitas vezes há uma nitidez e citros laranja que equilibra as coisas.
Mas é o contato do barril, que permite que o vinho tinto assuma alguns dos sabores de carvalho, que dá a Grenache suas qualidades realmente especiais. Notas de tabaco de couro, chocolate, baunilha, caramelo-todos eles se combinam com os começos de frutas-avançados deste vinho.
Com o tempo, esses sabores se desenvolvem ainda mais, criando uma queda complexa e fascinante. Aqui está um mergulho mais profundo em Grenache das pessoas boas do Wine Wine Selectors.
5 excelentes grenache que você tem que tentar
Lulu le Francais Grenache 2019
De: The Languedoc, ao sul da França
Pagamos: $ 15
Este é um formato de grenache muito fácil de beber. Mais leves em cor, álcool e corpo dessa seleção, há frutas vermelhas e cereja no nariz, sabores de frutas de pedra, luz em carvalho e notas de procoas de laranja e frutas cítricas. Um vinho tinto muito mais francês para os outros aqui.
Bom para: ótimo vinho tinto de sessão – diversão e fácil. Fantástico para o preço.
Pepperjack Grenache 2019
De: McLaren Vale e Barossa
Pagamos: $ 25
Assim como Shiraz e Cabernets, mais conhecidos da Pepperjack Winery, este Grenache é um vinho tinto ousado, deixando nada em campo.
Cereja preta, amoreira, aromas maduros de framboesa, sabores profundos de framboesa com uma pitada de cranberry. Um acabamento de chocolate e tabaco leve com taninos sedosos – sabor suave, mas completo.
Bom para: um vermelho reconfortante que te abraça enquanto você bebe. Um Grenache Grenache para bebedores de Big Aussie Shiraz.
The Group Wine é The Quiver Grenache 2019
De: McLaren Vale
RRP $ 34 – Fomos presenteados com esta garrafa
De aromas de flores de cerejeira, esse granache começa de rico e grosso na boca que afina e se espalha sobre o paladar.
Os sabores florais seguem o aroma, bem como uma rica nota de bramble amadeirada que continua com um acabamento profundo e rico, com uma pitada de especiarias e calor dos excelentes 15,5% ABV.
Os vinhos do grupo são uma cooperativa de produtores de uvas que fazem vinho tinto de suas uvas por si mesmos. Isso implica que os produtores têm a chance de nos mostrar o vinho tinto que tinham em mente quando cultivavam e nutriam essas uvas.
Os resultados de outros vinhos do grupo são surpreendentes e cada um recebeu um substantivo coletivo para um nome. Uma aljava é o substantivo coletivo para um grupo de cobras. Você pode ler muito mais sobre o grupo aqui.
Bom para: comer Lamb Ratatouille e vegetais assados - esse é a sugestão do embaixador da marca Matt Moran, não a nossa!
O etéreo Fleurieu Grenache 2020
De: Península de Fleurieu, McLaren Vale
Pagamos: $ 27
Aromas vermelhos de groselha, amora e cereja doce com um toque de violeta. Sabores de cereja, ameixa e taninos muito finos equilibrados com uma framboesa afiada. Há muito pouco carvalho ou baunilha aqui, mas ainda tem aquele corpo suave e sedoso de um bom e bem caro Aussie Grenache.
Bom para: vermelho diurno ou um bom pôr do sol – até funcionaria como um vermelho de verão
Chapel Hill Bush Vine Grenache 2019
De: McLaren Vale
Pagamos: $ 42
De cor mais clara que seus compatriotas, essa granache exibe frutas vermelhas e caramelo claro no nariz, e sabores maduros, cereja e groselha vermelha equilibrados com taninos médios e uma presença carvalho. Há uma nota de baunilha leve também graças aos barris de carvalho francês.
Esse vinho tinto se abre devagar, de modo que aeração ou decantação é uma boa idéia e o recompensará com muito mais notas de tabaco e baunilha e até muito mais estrutura.
Bom para: adega e presentes – este vinho tinto tem a embalagem mais bonita, muitos perfil de sabor profundo e provavelmente o melhor potencial de envelhecimento.
Qualquer que seja o Grenache que você optar por esta lista, você tem uma boa queda. Eles são todos vinhos fantásticos. O mais essencial é encantar com essa variedade fantástica – temos a sensação de que é a próxima grande novidade.
Além disso, o World Grenache Day, que a Associação Grenache começou em 2013, celebra essa uva indevidamente humilde na terceira sexta -feira de setembro de cada ano. Portanto, certifique -se de ter uma ou duas garrafas à mão!