Mesquita de Kampung Kling: Abraçando a diversidade em Malaca, na Malásia

Uma pomba cinza escura deslizou pelo ar para a mesquita, bem como empoleirada no topo de uma fonte no meio da piscina. Eu olhei para meus amigos Asta e CES e, sem dizer uma palavra, fiquei ali e também a vi. Dois homens muçulmanos sentados no pátio também estavam nos vendo, enquanto vimos o pássaro. Não nos entenda mal – já vimos pombas antes, no entanto, fomos atraídos pelo quão regalmente ficou na segunda camada da fonte diante de nós.

Estávamos no pátio da mesquita de Kampung Kling (ou Masjid Kampung Kling) em Malaca. Ficamos em uma passarela levemente elevada ao lado de uma piscina carregada, cujo centro abrigava uma fonte funcional ricamente projetada. No entanto, estou adiantando a história.

Kampung Kling

Uma das mesquitas mais antigas da Malásia, a mesquita de Kampung Kling foi construída em 1748. São fica ao longo de Jalan Tukang Emas, conhecida como Harmony Street ou Temple Street, já que a rua também é lar de outros lugares de adoração: o templo de Cheng Hoon Teng (Taoísta, budista), bem como o templo de Sri Poyyatha (hindu).

A Harmony Street agora está ladeada por lojas chinesas e outras lojas industriais, no entanto, nem sempre era assim. Séculos atrás, a área era chamada Kampung Kling. Kampung implica “vila” no idioma local. Kling, por outro lado, é o que eles costumavam chamar de índios muçulmanos que saudaram do sul da Índia. Não tenho certeza se Kling é o mesmo que ‘Keling’, que é considerado um termo politicamente incorreto e ofensivo hoje em dia, mas pode não ter a conotação negativa no momento em que a mesquita foi erguida. Esta mesquita se tornou o principal local de culto para a população indiana da área durante o tempo.

Mesquita Kampung Kling em Melaka
O que torna a Mesquita Kampung Kling especial

Ao contrário de muitas mesquitas no oeste da Ásia, construídas em um plano hexagonal ou retangular, Masjid Kampung Kling fica em um plano quadrado. Esta mesquita de madeira é coberta por um teto de camada tripla. O sistema de cobertura central é suportado por quatro colunas primárias, enquanto mais um conjunto de quatro colunas aumenta as duas camadas inferiores. A área do pátio da mesquita é cercada por uma pequena colunata coríntia. Os ladrilhos de cerâmica chineses decoravam o teto, algumas partes das paredes, bem como o chão. No entanto, a influência chinesa não para por aí. Os beirais dos telhados são curvos como muitos antigos edifícios chineses. O piso acarpetado do principal salão de oração pode ser acessado através de várias portas, uma das quais serve como Iwan da mesquita, levando ao pátio para trás.

O pátio, onde vimos uma pomba, saciar sua sede, hospeda uma piscina com uma fonte no centro, usada para abluções. Mais um conjunto de colunas circunda a piscina, bem como forma uma passarela coberta ao redor.

A estrutura atraente no local, no entanto, é o minarete imponente ao lado da mesquita. É um minarete, sim, no entanto, parece um pouco um pagode chinês. Ao contrário do salão de oração em madeira, o minarete comandante é construído completamente de pedra. Possui seis (?) Caminhadas cobertas com sistema de cobertura ecológico, bem como um ápice tão alto que eu posso não ver o que era exatamente o estilo. Cada camada da torre está em janela, no entanto, o número de janelas de arco varia. Cada lado da camada superior tem duas grandes janelas de arco, além de várias menores; O segundo nível tem três pequenas janelas; O terceiro tem dois de cada lado; bem como assim por diante.

Em 1868, cerca de 120 anos após sua construção, um muro alto foi construído para proteger a mesquita e o Minaret da rua. A parede se abre através de um portão arqueado de telhado de telha, ornamentado com três acroteria.

Talvez uma coisa que eu realmente gostei na mesquita de Kampung Kling seja que ela incorpore a rua, a cidade, assim como o país que a embalam. As influências na arquitetura e no estilo do lugar refletem como a Malásia adotou as numerosas culturas que nutriram sua história e tradições, além de finalmente a nação que é agora.

Mais sugestões no YouTube ⬇️⬇️⬇️

Postagens relacionadas:

Caminhando em harmonia: 4 lugares religiosos para visitar na Temple Street, Malaca, Malásia

Sri Poyyatha Vinayagar Moorthi Templo em Malaca: o mais antigo templo hindu da Malásia

Templo de Cheng Hoon Teng, Malaca: o templo chinês mais antigo da Malásia

Christ Church Melaka na Malásia

A praça holandesa em Malaca, Malásia

A prefeitura de Stadthuys: Museu de História, Etnografia, bem como Literatura de Malaca, Malásia

Jonker Street em Malaca, Malásia

Bolas de arroz de arroz de enxada Kee: onde comer em Malaca, Malásia

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Previous post AUSTIN’S SNOWPOCALYPSE: THE storm THAT TOOK THE CITY DOWN
Next post 10 Melhores sugestões para trabalhar remotamente